Tocantinópolis abre Calendário Esportivo 2020 com 3ª edição da Copa Indígena dos Povos Apinajé

Nos últimos anos, Tocantinópolis vem sendo referência em gestão e uma das ações que marcam este status, é um calendário esportivo anual muito variado. E este ano não poderia ser diferente, a Copa Indígena dos Povos Apinajés, que está em sua terceira edição, marca o início das atividades esportivas de 2020. “Estamos levando e incentivando a prática esportiva em todos os locais da cidade”, prefeito Paulo Gomes.

Nos dias 22 e 23 de fevereiro do corrente ano, foi dado início ao calendário esportivo 2020 da nossa cidade. O evento que abriu o calendário esportivo é a Copa Indígena dos Povos Apinajés, que está em sua terceira edição. Este ano, o campeonato contará com 22 equipes, divididas em 2 regionais: a regional norte, sediada pela aldeia mãe São José; e a regional oeste sediada pela aldeia mãe Mariazinha.

A primeira edição da copa, foi realizada ainda no governo de Antenor Queiroz (que prestigiou a abertura na aldeia São José). A segunda edição foi realizada no ano passado, com a atual gestão. “A competição foi resgatada, com o objetivo principal de proporcionar um evento esportivo, voltado somente às comunidades indígenas da nossa cidade. E o futebol, foi escolhido por ser um esporte muito valorizado e praticado nas comunidades, tanto pelos homens quanto pelas mulheres. E por ser o esporte mais praticado em nosso país, nas comunidades indígenas da nossa cidade não poderia ser diferente, é muito gratificante vermos os indígenas tão envolvidos com algo assim”, afirma o secretário de esporte e juventude Edilson Vieira.

Aos que não jogam, cabe prestigiar o evento com muita expectativa, torcendo por seus times/aldeias, algo que foi facilmente percebido pela equipe organizadora e de arbitragem. As comunidades se reúnem à beira do campo, com homens, mulheres, crianças e idosos que com muita vibração fazem suas torcidas.

Por motivos de logística a competição teve que ser dividida em duas regionais, onde os dois melhores de cada se enfrentam na semifinal e final, que serão realizados no Estádio Lauro Assunção, de maneira que campeão e vice-campeão, se classificam para o Campeonato Rural 2020.

A primeira abertura foi realizada no sábado (dia 22/02/2020), na Aldeia São José, para as equipes da regional norte que conta com 15 times participantes, na ocasião estavam presentes, o secretário de esportes e juventude Edilson Vieira, juntamente com o prefeito Paulo Gomes, o ex-prefeito Antenor Queiroz, o vereador Davi e os caciques Edimilson (São José), Romário (Abacaxi) e Euclides (Mariazinha).

O ex-prefeito Antenor Queiroz, enfatizou a importância da cultura indígena tanto para o nosso município quanto para a nação, “é importante resgatarmos a cultura indígena local através de políticas públicas que os valorizem. A cultura indígena faz parte da nossa história, festividades como a festa do milho por exemplo, e eventos esportivos nas aldeias são muito importantes, para manter nossa identidade”.

Para o vereador Davi, “é importante o comprometimento de uma gestão com a comunidade indígena, para a melhoria da qualidade de vida da sua comunidade”, ressaltou ainda que além da copa indígena, outros serviços estão sendo realizados em prol da comunidade indígena, “é muito importante que reconheçamos a importância da representatividade indígena frente aos poderes públicos, para que possamos juntos, crescer como comunidade, e muito obrigado a todos que estão envolvidos com os projetos, principalmente com este evento, reunindo toda a comunidade indígena da nossa cidade”.

O prefeito Paulo Gomes, ressaltou a importância de ter em sua gestão a presença do primeiro vereador indígena na câmara municipal ao ressaltar que “hoje somos considerados a capital do esporte e da qualidade de vida devido aos investimentos que tem sido feito nesta área, estaremos investindo cada vez mais para que possamos manter a copa indígena e também realizar outro ventos como um campeonato de futsal na nova quadra, junto a isto tomaremos outras medidas para que possamos trazer mais benefícios a população indígena”.

Ao final da cerimônia de abertura, o prefeito Paulo Gomes anunciou a construção da primeira quadra poliesportiva das comunidades indígenas que será construída na Aldeia São José, com início previsto para este mês.

Logo após a solenidade de abertura foram realizados os dois primeiros jogos, no campo da Aldeia São José (Jovens Guerreiros x Gôgrirê) e na Aldeia Abacaxi (Abacaxi x Aldeinha).

A segunda abertura foi realizada no domingo (dia 23/02/2020) na Aldeia Mariazinha, novamente foi reiterada pela equipe organizadora do evento o compromisso em buscar constantemente a implementação de políticas públicas voltadas às comunidades indígenas, dentre elas a valorização do esporte praticado dentro das aldeias.