Prefeito Paulo Gomes cria e fortalece política assistencial de acesso ao trabalho no município

Com a finalidade de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da cidade, a Prefeitura de Tocantinópolis tem investido em políticas públicas que estimulem a geração de emprego e renda por meio da valorização humana e profissional.

Em sintonia com essas ações, o prefeito Paulo Gomes instituiu no município, através da Lei 1.055/2018, o Programa Assistencial de Acesso ao Trabalho (Proaat), que consiste na contratação, por tempo determinado e sem vínculo empregatício, de um membro das famílias referências e acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Como forma de agradecimento pelos serviços prestados ao município, o prefeito Paulo Gomes juntamente com a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Eleny Araújo fizeram uma visita aos participantes do Proaat. Durante o encontro, o prefeito entregou cestas básicas aos profissionais e elogiou a atuação desenvolvida por eles no âmbito da municipalidade.

“Tocantinópolis nunca dispôs de um projeto como este. A princípio, era um grande desafio, apenas um projeto piloto, porém, tomou forma e agora está sendo destaque no município. Várias pessoas têm elogiado a atuação desses jovens que trabalham diariamente nas repartições da Administração Municipal, e várias outras tem procurado informações de como fazer parte do programa. Isso nos motiva a estar cada dia trabalhando em benefício da população”, disse o prefeito Paulo Gomes.

O projeto foi planejado pelo prefeito e articulado pelas secretarias de Assistência Social e Juventude, Esporte e Lazer. “Por meio da aprovação na Câmara Municipal, conseguimos disponibilizar um incentivo financeiro aos assistidos pelo Proaat. Esta é uma forma de valorizar e dar oportunidade para aquelas pessoas que talvez estavam em estado de desânimo, sem vontade própria de voltar para o meio social ou mesmo desempregada. Dar dignidade e oportunizar reinserção social é uma das prioridades do nosso governo e é isto que estamos fazendo para diversos cidadãos do município”, destacou o prefeito.

Eleny Araújo, secretária de Assistência Social, disse que o projeto é uma oportunidade que o Governo Municipal tem dado aos jovens na busca de inserção no mercado de trabalho. “O Proaat é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social, em situação de inserção precária ou não inserção no mercado de trabalho formal e informal, por meio da oferta de oportunidade de trabalho, associada a ações de apoio às famílias para o acesso às políticas e programas sociais, de forma a propiciar a superação das situações de pobreza extrema, fome, insegurança alimentar, analfabetismo e outras formas de privação e de violação de direitos”, informou.

Fonte/Foto: Dirceu Leno / Ascom Prefeitura