Parceria entre Polo Indígena e Prefeitura entrega próteses dentárias aos Apinajés

Uma parceria entre o DSEI – Distrito Sanitário Especial Indígena, Prefeitura e Secretaria Municipal da Saúde de Tocantinópolis, através do IAE-PI (Incentivo para Atenção Especializada aos Povos Indígenas) tem representado um importante apoio a inúmeras ações realizadas no âmbito à saúde dos Apinajés.

Para tanto, com o objetivo de aprimorar o atendimento odontológico oferecido, de acordo com as necessidades próprias de cada comunidade indígena, foi iniciada na manhã da última terça-feira (30), a entrega de próteses dentárias. Ao todo, 108 apinajés estão sendo beneficiados.

Por terem hábitos inerentes à sua cultura, os costumes dos índios brasileiros não são suficientes, no entanto, para garantir a saúde de dentes e gengivas. Nesse sentido, com a missão de atuar na atenção primária à saúde dos índios – primeiro nível de assistência e principal acesso ao SUS – e levar atendimento sanitária aos territórios indígenas, a equipe do Polo Base Indígena de Tocantinópolis iniciou em janeiro deste ano os procedimentos de produção das próteses.

De acordo com a odontóloga, Cristina Rodrigues, o projeto “Devolvendo Sorrisos” tem como meta “promover a reabilitação bucal dos indígenas, visando à recuperação de funções como mastigação, fala e estética. A ação consiste em duas etapas: primeiro, são feitas as provas para a montagem das próteses sob medida por paciente; depois, são realizados os retoques finais. Posteriormente é realizado o acompanhamento permanente dos indígenas orientando quanto ao uso, manutenção e fazendo os ajustes, caso necessário”, informou.

Além disso, os dentistas estimulam os hábitos de higiene bucal com os atendimentos de média complexidade e de reabilitação oral por meio de próteses dentárias, as quais são confeccionadas pelo Laboratório Devolvendo Sorrisos, que tem como responsável técnica da Saúde Bucal, Fabíola Seixas.

Outras fotos da ação podem ser conferidas aqui.

Fonte/Fotos: Dirceu Leno / Ascom Prefeitura