Aldeias Abacaxi e São José vencem e se enfrentarão na final da Copa Indígena Apinajé

O tradicional Estádio Lauro Assunção viverá fortes emoções nesta sexta-feira (5), a partir das 19h, com a grande final da 2ª Copa Indígena Apinajé. A competição que é uma idealização da Prefeitura de Tocantinópolis organizada pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, contou este ano com a participação de 20 equipes e mais de 300 atletas.

No último final de semana aconteceram os jogos das semifinais onde foram conhecidos os finalistas da competição. No primeiro confronto, a Aldeia Abacaxi conseguiu a classificação por apenas um gol de diferença ao vencer a Aldeia Girassol em 3 a 2.

Logo em seguida, o duelo foi entre a Aldeia São José e Aldeia Cipozal. Os times disputaram a segunda vaga da Copa Indígena Apinajé. A partida teve como campeã a equipe da São José que impetrou 4 a 2 sobre os nativos da Cipozal.

Dessa forma, as equipes voltam a campo nesta sexta-feira (5) em partida que define o título do certame. A premiação terá um total de R$ 6 mil reais distribuídos entre os times, sendo R$ 3,5 para a equipe campeã; R$ 2 mil para a vice-campeã e R$ 500 divididos para o goleiro destaque e artilheiro da competição.

O prefeito Paulo Gomes afirma que os jogos aproximam e unificam os indígenas “Além de ampliar as opções para a prática do esporte, a realização da copa ainda incentiva a inclusão. É uma maneira de valorizar e aproximar os apinajés. Os índios também aumentam o acesso ao esporte, que funciona como extensão da área da cultura”, destaca.

Fonte: Dirceu Leno / Ascom Prefeitura