Abertas inscrições para eleição do Conselho Tutelar de Tocantinópolis

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Tocantinópolis está com inscrições abertas para a eleição unificada de novos membros do Conselho Tutelar para o exercício 2020/2023. Os conselheiros têm como principal função, garantir e fiscalizar situações que possam oferecer risco, ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente, além de ações preventivas.

Para se candidatar o interessado deve procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social, na Rua Belchior Gaspar de Queiroz, s/n, Beira Rio (antigo Mercado Municipal). As inscrições tiveram início nesta quarta-feira (10), e seguem até o dia 12 de maio, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas. O edital com os detalhes e demais informações sobre processo seletivo pode ser acessado (aqui).

O processo de escolha dos conselheiros e suplentes ocorrerão em três etapas: inscrição de candidatos, prova escrita e eleição por voto direto da sociedade. A votação facultativa para escolha dos cinco membros titulares e cinco suplentes do Conselho está prevista para o dia 6 de outubro, das 8 às 17 horas.

Antes da eleição, os candidatos passam por prova contendo 50 questões, incluindo dissertativas e de múltipla escolha. A prova está agendada para o dia 07 de julho, das 8 às 12 horas, na Escola Paroquial Cristo Rei. Os conselheiros tutelares eleitos terão mandato de quatro anos, a contar de 10 de janeiro de 2020.

Fonte: Dirceu Leno / Ascom Prefeitura