Notícias

Tocantinópolis firma acordo com municípios vizinhos para uso de UPA em casos de coronavírus

Tocantinópolis firma acordo com municípios vizinhos para uso de UPA em casos de coronavírus

Foi celebrado na manhã desta sexta-feira, 27, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no qual os  prefeitos que integram a Comarca de Tocantinópolis (Aguiarnópolis, Tocantinópolis, Nazaré, Palmeiras do Tocantins, Santa Terezinha do Tocantins e Luzinópolis) se comprometem a destinar recursos financeiros à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tocantinópolis. O TAC foi proposto pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) por considerar que é a única unidade de saúde na região que dispõe de estrutura mínima para atendimento de pacientes suspeitos ou contaminados pelo Covid-19.

Segundo apurado pelo MPTO, a UPA de Tocantinópolis possui três aparelhos respiradores e, tradicionalmente, casos de emergência e urgência dos demais municípios são encaminhados pra lá mediante complementação de recursos para manutenção da unidade. Diante da pandemia do coronavírus, os prefeitos reconheceram a importância do fortalecimento financeiro e, em caráter emergencial e provisório, irão destinar cerca de R$ 55 mil, por mês, pelos  próximos cinco meses, para melhoria das condições de atendimento.

Na ocasião, cada gestor comprometeu-se a cumprir os protocolos de assistência para encaminhamento dos pacientes com a suspeita ou com o diagnóstico da doença para a referida unidade. Em contrapartida, a Unidade Pronto Atendimento poderá disponibilizar, em tempo real, planilha de estoque, demanda e gastos decorrentes do enfrentamento da pandemia do Covid-19, sempre que solicitado.

No Termo de Ajustamento de Conduta, elaborado pelos Promotores de Justiça Saulo Vinhal e Eurico Greco Puppio, ficou exposto que o inadimplemento de parcelas mensais possibilitará a execução da dívida pelo credor, inclusive por meio de bloqueio de bens do tesouro municipal.

Assinaram o TAC os seguintes gestores: Paulo Gomes de Souza, de Tocantinópolis; Ivan Paz Silva, de Aguiarnópolis, Maria Elvira Chagas de Araújo, de Nazaré; Erinalva Alves Braga, de Palmeiras do Tocantins; Itelma Belarmino de Oliveira Resplandes, de Santa Terezinha do Tocantins; e Gustavo Damaceno de Araújo de Luzinópolis. (Denise Soares)

Termo de Cooperação para realização do PROERD é assinado pelo prefeito Paulo Gomes

Termo de Cooperação para realização do PROERD é assinado pelo prefeito Paulo Gomes

Na tarde desta sexta-feira (06), o prefeito Paulo Gomes se reuniu no gabinete com representantes da 5ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM) para assinar o projeto de parceria que dará início aos trabalhos do PROERD em 2020.

Além do prefeito Paulo Gomes, estiveram presentes a vice-prefeita Eleny Araújo, o secretário de educação Raeulan Barbosa, o secretário de juventude, esporte e lazer Edilson Vieira (Becão), o 3º sargento e instrutor do PROERD Sebastião Silva Melo Filho e o major comandante da 5ª CIPM Dernivaldo da Costa Tirelo.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, consiste em um esforço cooperativo entre Policia Militar, Prefeitura Municipal, escolas, famílias e parceiros da iniciativa privada, objetivando oferecer atividades educacionais em sala de aula para prevenir e reduzir o uso de drogas e a prática de violência entre crianças e adolescentes. Serão ofertadas aulas expositivas e atrativas com utilização de materiais pedagógicos riquíssimos.

O público alvo do PROERD são crianças e adolescentes com faixa etária entre 06 e 16 anos (turmas dos 2º, 3º, 5º e 7º anos) das escolas da rede pública municipal e estadual, bem como unidades de ensino particulares e alunos da APAE. Ao todo serão mais de 1200 estudantes e familiares impactados com a parceria do projeto.

Tocantinópolis vai receber pela primeira vez Cinema Itinerante

Tocantinópolis vai receber pela primeira vez Cinema Itinerante

Nos dias 20, 21, 22, 24, 25 e 26 de fevereiro, a população de Tocantinópolis, tem encontro marcado com a diversão. Nesses dias, a cidade recebe o projeto “Cinema é pra você, sim!” que vai promover sessões gratuitas de cinema para crianças, jovens e adultos.

A sala de cinema, que ficará localizada na Praça da Bíblia, terá sessões às 8h, 10h, 14h, 16h e 19h, com títulos nacionais e internacionais de grande sucesso, como Pantera Negra, Homem-Formiga e a Vespa, Jurassic World - Reino Ameaçado, Procurando Dory, Moana entre outros, além dos sucessos nacionais Vai Que Cola, com Paulo Gustavo, e Carrossel 2 - O Sumiço de Maria Joaquina. Os ingressos são gratuitos, individuais e distribuídos por ordem de chegada uma hora antes do início das sessões. A pipoca e o refrigerante também são gratuitos.

Os filmes incluídos na programação foram escolhidos para agradar a toda a família. Assim, são histórias para todos os gostos e gêneros, como animação, comédia, ação e aventura. Pela manhã e à tarde, os filmes destinam-se principalmente para crianças e melhor idade. As sessões noturnas, por sua vez, foram pensadas para agradar principalmente ao público jovem e a todas as pessoas que procuram uma distração para relaxar após o dia de trabalho.

O cinema móvel apresenta os mesmos recursos encontrados nas salas convencionais de cinema das grandes cidades. O ambiente tem capacidade para 78 confortáveis lugares e conta com isolamento térmico e acústico. Possui ar condicionado, bombonière, som estéreo, projeção convencional e 3D, gerador próprio e elevador de acesso para pessoas com necessidades especiais.

A mostra de cinema itinerante é uma iniciativa da Caixa Seguradora e o projeto foi idealizado pela Projetos com Incentivo, agência de Marketing Cultural, que tem mais de 10 anos de experiência em ações envolvendo cinema itinerante e na realização de projetos incentivados nas áreas de cultura, esporte, educação e inclusão social.

O projeto “Cinema é pra você, sim!” tem início em Moju e passará por 36 cidades dos estados do Pará e Tocantins.

Ascom: Pimenta Comunicação

Rede Municipal de Ensino de Tocantinópolis antecipa férias escolares

Rede Municipal de Ensino de Tocantinópolis antecipa férias escolares

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, tomou a decisão em antecipar as férias escolares a partir desta quinta-feira (26). Com a medida, o calendário escolar sofrerá modificações por conta da expansão mundial da transmissão do Covid-19 (novo Coronavírus).

“A antecipação das férias, diante das circunstâncias, almeja conter o avanço do covid-19, reorganizar aspectos administrativos e minimizar prejuízos pedagógicos aos alunos. Outro fator predominante pra presente medida foi a publicação do Decreto nº 6073 do Governador do Estado do Tocantins, determinando, de forma repentina, a antecipação das férias na Rede Estadual de Ensino. A sintonia do calendário escolar e a parceria relacionada a condução do transporte dos alunos de todo o ensino médio básico fez com que seguíssemos esse alinhamento”, frisou Raeulan Barbosa, Secretário Municipal da Educação e Cultura.

As férias escolares da Rede Municipal de Ensino será de 26/03 a 24/04/2020, conforme a Portaria 027/2020, publicada no Diário Oficial Eletrônico do Município de Tocantinópolis, Edição nº 032, de 25 de março de 2020.

Clique aqui para acessar a Portaria

Tocantinópolis abre Calendário Esportivo 2020 com 3ª edição da Copa Indígena dos Povos Apinajé

Tocantinópolis abre Calendário Esportivo 2020 com 3ª edição da Copa Indígena dos Povos Apinajé

Nos últimos anos, Tocantinópolis vem sendo referência em gestão e uma das ações que marcam este status, é um calendário esportivo anual muito variado. E este ano não poderia ser diferente, a Copa Indígena dos Povos Apinajés, que está em sua terceira edição, marca o início das atividades esportivas de 2020. “Estamos levando e incentivando a prática esportiva em todos os locais da cidade”, prefeito Paulo Gomes.

Nos dias 22 e 23 de fevereiro do corrente ano, foi dado início ao calendário esportivo 2020 da nossa cidade. O evento que abriu o calendário esportivo é a Copa Indígena dos Povos Apinajés, que está em sua terceira edição. Este ano, o campeonato contará com 22 equipes, divididas em 2 regionais: a regional norte, sediada pela aldeia mãe São José; e a regional oeste sediada pela aldeia mãe Mariazinha.

A primeira edição da copa, foi realizada ainda no governo de Antenor Queiroz (que prestigiou a abertura na aldeia São José). A segunda edição foi realizada no ano passado, com a atual gestão. “A competição foi resgatada, com o objetivo principal de proporcionar um evento esportivo, voltado somente às comunidades indígenas da nossa cidade. E o futebol, foi escolhido por ser um esporte muito valorizado e praticado nas comunidades, tanto pelos homens quanto pelas mulheres. E por ser o esporte mais praticado em nosso país, nas comunidades indígenas da nossa cidade não poderia ser diferente, é muito gratificante vermos os indígenas tão envolvidos com algo assim”, afirma o secretário de esporte e juventude Edilson Vieira.

Aos que não jogam, cabe prestigiar o evento com muita expectativa, torcendo por seus times/aldeias, algo que foi facilmente percebido pela equipe organizadora e de arbitragem. As comunidades se reúnem à beira do campo, com homens, mulheres, crianças e idosos que com muita vibração fazem suas torcidas.

Por motivos de logística a competição teve que ser dividida em duas regionais, onde os dois melhores de cada se enfrentam na semifinal e final, que serão realizados no Estádio Lauro Assunção, de maneira que campeão e vice-campeão, se classificam para o Campeonato Rural 2020.

A primeira abertura foi realizada no sábado (dia 22/02/2020), na Aldeia São José, para as equipes da regional norte que conta com 15 times participantes, na ocasião estavam presentes, o secretário de esportes e juventude Edilson Vieira, juntamente com o prefeito Paulo Gomes, o ex-prefeito Antenor Queiroz, o vereador Davi e os caciques Edimilson (São José), Romário (Abacaxi) e Euclides (Mariazinha).

O ex-prefeito Antenor Queiroz, enfatizou a importância da cultura indígena tanto para o nosso município quanto para a nação, “é importante resgatarmos a cultura indígena local através de políticas públicas que os valorizem. A cultura indígena faz parte da nossa história, festividades como a festa do milho por exemplo, e eventos esportivos nas aldeias são muito importantes, para manter nossa identidade”.

Para o vereador Davi, “é importante o comprometimento de uma gestão com a comunidade indígena, para a melhoria da qualidade de vida da sua comunidade”, ressaltou ainda que além da copa indígena, outros serviços estão sendo realizados em prol da comunidade indígena, “é muito importante que reconheçamos a importância da representatividade indígena frente aos poderes públicos, para que possamos juntos, crescer como comunidade, e muito obrigado a todos que estão envolvidos com os projetos, principalmente com este evento, reunindo toda a comunidade indígena da nossa cidade”.

O prefeito Paulo Gomes, ressaltou a importância de ter em sua gestão a presença do primeiro vereador indígena na câmara municipal ao ressaltar que “hoje somos considerados a capital do esporte e da qualidade de vida devido aos investimentos que tem sido feito nesta área, estaremos investindo cada vez mais para que possamos manter a copa indígena e também realizar outro ventos como um campeonato de futsal na nova quadra, junto a isto tomaremos outras medidas para que possamos trazer mais benefícios a população indígena”.

Ao final da cerimônia de abertura, o prefeito Paulo Gomes anunciou a construção da primeira quadra poliesportiva das comunidades indígenas que será construída na Aldeia São José, com início previsto para este mês.

Logo após a solenidade de abertura foram realizados os dois primeiros jogos, no campo da Aldeia São José (Jovens Guerreiros x Gôgrirê) e na Aldeia Abacaxi (Abacaxi x Aldeinha).

A segunda abertura foi realizada no domingo (dia 23/02/2020) na Aldeia Mariazinha, novamente foi reiterada pela equipe organizadora do evento o compromisso em buscar constantemente a implementação de políticas públicas voltadas às comunidades indígenas, dentre elas a valorização do esporte praticado dentro das aldeias.

 

Prefeitura Municipal em parceria com IFTO, divulgam lista de Selecionados para cursos na modalidade EaD

Prefeitura Municipal em parceria com IFTO, divulgam lista de Selecionados para cursos na modalidade EaD

O Instituto Federal do Tocantins, por meio da Prefeitura Municipal de Tocantinópolis e da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, divulga a lista de selecionados para os Cursos Técnico em Administração, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Serviços Públicos.

Clique aqui para ver a lista

A previsão para início dos cursos será no mês de março e as demais informações ocorrerão por meio do sítio da Prefeitura Municipal de Tocantinópolis-TO.

Secretaria de Saúde toma medidas de proteção contra o coronavírus, em Tocantinópolis

Secretaria de Saúde toma medidas de proteção contra o coronavírus, em Tocantinópolis

Nesta segunda, 16, houve uma reunião intersetorial no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, de Tocantinópolis, no Bico do Papagaio, com profissionais da Saúde, que atuam na UPA 24h, Hospital Municipal José Saboia, CAPS I, Atenção Primária, Regulação, Planejamento, Polo Indígena, Educação Municipal e Estadual, para tratar das ações de contingência e combate ao coronavírus no município

Entre as medidas a serem tomadas estão a elaboração de fôlder de orientação à população; elaboração de fôlder de orientação aos profissionais de saúde, quanto ao uso racional dos insumos (máscaras, álcool, etc); Decreto Municipal, orientando às empresas, bancos, Igrejas, acerca das medidas a serem adotadas no atendimento à população e Elaboração do Plano Municipal de Contingência (paralelo as demais ações).

“Vamos atuar forte na orientação e na prevenção. Temos o objetivo de trabalhar para resguardar os tocantinopolinos e evitar qualquer contágio”, disse o secretário municipal de Saúde, Jair Teixeira Aguiar.

Previous Next

Prefeitura Municipal inicia alfabetização do Ensino Fundamental I no Sistema Prisional de Tocantinópolis

Na manhã da última segunda-feira, (02/03/2020), ocorreu na Casa de Prisão Provisória de Tocantinópolis a aula inaugural da oferta de alfabetização do Ensino Fundamental I, no intuito em promover, por meio do ensino, a reintegração social de pessoas privadas de liberdade.

A iniciativa partiu da equipe da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, com incentivo e parceria da Universidade Federal do Tocantins, Diretoria Regional de Ensino e Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça.

A CPP de Tocantinópolis atualmente possui cerca de 50 detentos, dos quais 27 são estudantes: são 7 estudantes do Ensino Fundamental I, 8 do Ensino Fundamental II, 11 do Ensino Médio e 1 estudante do Ensino Superior na modalidade EaD.

A Lei de Execução Penal prevê que a Assistência educacional ao preso e ao internado é dever do Estado e tem o objetivo de prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade.

Em meio as autoridades e reeducandos presentes no evento, destacamos a Assessora Técnica da EJA Francisca Pereira, a Professora Universitária e idealizadora do projeto Clube de Leitura Aline Campos, o Delegado Tiago Daniel, o Secretário de Educação Raeulan Barbosa, o Diretor de Ensino Dorismar Carvalho e a Vice-Prefeita Eleny Araújo representando o Prefeito Paulo Gomes.

Ascom: SEMEC

Prefeitura Municipal, por meio da SEMEC, emite nota explicativa sobre a Caminhada de Manifestação de alguns professores

Prefeitura Municipal, por meio da SEMEC, emite nota explicativa sobre a Caminhada de Manifestação de alguns professores

A Prefeitura Municipal, por meio da SEMEC, vem a público emitir uma nota explicativa sobre a manifestação dos professores realizada na última quinta-feira (13).

Compreendemos e respeitamos a manifestação em prol de mais melhorias para a classe, contudo frisamos veementemente que aproximadamente 90% dos professores do município percebem remuneração bem acima do Piso Salarial Profissional Nacional.

Estamos com todas as progressões funcionais pagas em dias, inclusive, efetuamos os pagamentos dos retroativos, professores com salários estendidos com o tão sonhado benefício do aumento da carga horária funcional para 40 horas semanais, aumento salarial de 7% para o administrativo, todas as salas de aulas climatizadas, aquisições de notebooks aos profissionais da educação, manutenção corretiva e permanente nas unidades de ensino, ampliações de unidades de ensino, construção de sala de cinema, pinturas nos prédio escolares em andamento, aquisições de inúmeros eletroeletrônicos, planejamento livre aos professores, merenda escolar de qualidade, formações continuadas constantes e uma das melhores frotas de ônibus escolares e estruturas prediais do interior do Estado do Tocantins.

Esses e outros tantos benefícios desta gestão educacional é também sem dúvidas reconhecimento e valorização profissional e responsabilidade educacional com a população tocantinopolina.

Reiteramos novamente o compromisso com a classe do magistério e explicitamos que a todo momento analisamos melhorias salariais, todavia no momento de indecisões relacionado ao futuro do FUNDEB optamos pela segurança e responsabilidade em ter o cuidado de manter o futuro dos pagamentos desses profissionais em dias.

É nessa perspectiva responsável e sem ofertar futuros incertos que o prefeito Paulo Gomes vem administrando com maestria nossa amada cidade. Frisamos ainda que estamos abertos ao diálogo e no momento admissível iremos conceder, ainda mais, melhorias em todos os aspectos educacionais.

Ascom: SEMEC

Subcategorias