Card image cap

Secretaria Municipal de Saúde por meio do Centro de Atenção Psicossocial de Tocantinópolis, promove palestra educativa aos usuários e comunidade sobre o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

30 de Maio de 2022 | Noticias

Na manhã desta última quinta-feira, 26, a Secretaria Municipal de Saúde por meio do Caps, promoveu em sua sede, na vila Pe. Cesare Lelli, uma palestra alusiva ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, a data destaca a necessidade de a sociedade refletir sobre as abordagens no trato da saúde mental.

Como de costume, este evento também teve início com a apresentação cultural dos usuários do Caps, onde os mesmos reproduziram em forma de apresentação teatral, o método de internação de pessoas que apresentavam distúrbios mentais. Em seguida a coordenadora do Caps, Antônia Labres, fez uma explanação sobre o histórico manicomial no Brasil e tratamento desumano dado as pessoas.

A psicóloga do Caps, Lílian Resende, proferiu uma palestra sobre a Rede de Atenção Psicossocial, compreendida como, um conjunto de diferentes serviços e ações disponíveis nos territórios que, articulados formam uma rede plural e integrada. A manhã encerrou com o depoimento de alguns usuários do serviço, a qual ficou evidente a importância do Caps atualmente para a promoção da saúde mental dos seus assistidos, sem que estes sofram com o tratamento desumano realizado nos manicômios.

Clique na imagem para expandir