Secretaria Municipal de Saúde - Nota de Esclarecimento

01 de Junho de 2022 | Noticias

A Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS vem, por meio desta, comunicar que o relatório final sobre o surto de doença transmitida por alimento (DTA) ocorrido em 13/04/2022 na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral XV de Novembro foi concluído e que o mesmo já foi compartilhado com a direção da referida escola e também com a Secretaria Estadual de Saúde.

É importante esclarecer que numa investigação epidemiológica é necessário tempo para recolher as diversas informações, ouvir as diferentes fontes e consolidar tudo de forma coerente para subsidiar a correta elucidação dos fatos. Devido a isso, o prazo para conclusão do relatório foi de 60 dias – e felizmente foi finalizado em apenas 44.

A prioridade da SEMUS quanto ao surto foi primeiro prestar atendimento emergencial oportuno aos pacientes por meio da UPA e do hospital municipal. Em segundo lugar, realizar a investigação no local de ocorrência coletando o máximo possível de amostras de alimentos – e água – suspeitos de serem fonte de contaminação, além de recolher informações fornecidas pela população afetada, incluindo alunos e servidores, e aguardar os resultados das análises. Em terceiro, orientar a direção escolar quanto às medidas a serem adotadas para evitar que novos surtos venham a acontecer. Todas essas etapas foram cumpridas zelosamente pela equipe de Saúde, contando ainda com apoio da Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde. Somente após cumprir as etapas anteriores o relatório final poderia ganhar prioridade.

A investigação demonstrou que a fonte de infecção foi o alimento “salpicão”. Os exames da amostra desse alimento apontaram a presença significativa das bactérias “Staphylococcus aureus” e “Salmonella spp”, as quais foram provavelmente introduzidas por alguma falha na manipulação ou acondicionamento dos alimentos e/ou refeições prontas para consumo.

Assim, com a identificação do problema, todas as condutas a serem revistas e/ou estabelecidas foram novamente reforçadas à equipe escolar e amigavelmente assimiladas. Vale destacar que a direção da escola foi sempre muito disponível e prestativa, colaborando com a investigação em todos os momentos em que foi acionada.

Por fim, a principal notícia, de fato, é que não houve hospitalizações ou óbitos e 100% das pessoas afetadas foram prontamente atendidas e tiveram alta no mesmo dia. A prevenção e o cuidado da saúde da população saem fortalecidos.

Clique na imagem para expandir