Card image cap

Secretaria Municipal de Saúde de Tocantinópolis por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, realizou ações emergenciais durante feriado prolongado em atenção ao caso do surto de intoxicação alimentar

18 de Abril de 2022 | Noticias

As ações da Secretaria Municipal de Saúde - Semus não pararam mesmo durante o feriado prolongado. Em atenção ao caso do surto de intoxicação alimentar, a Semus, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, organizou a coleta das amostras de alimentos suspeitos de contaminação e o envio das mesmas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins - LACEN-TO em Palmas.

Já no dia seguinte aos eventos ocorridos na escola, houve na capital do Estado duas reuniões para alinhamento de informações para esclarecimento do surto. A primeira, com o LACEN-TO, ocorreu no próprio laboratório e se discutiu sobre a necessidade de simplificação do processo de comunicação e entrega de materiais para análise.

A segunda reunião aconteceu nas dependências da Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde do Estado do Tocantins. Estavam presentes a Semus (Vigilância em Saúde Municipal de Tocantinópolis), o Centro de Informações Estratégicas da Vigilância em Saúde do Tocantins - CIEVS/TO, a Vigilância Ambiental estadual, a área técnica das Doenças de Veiculação Hídrica e Alimentar, a Vigilância Sanitária Estadual e o Ministério da Saúde. Na ocasião, a direção da Vigilância Municipal apresentou para os integrantes da reunião todos os dados colhidos durante o evento do surto cronologicamente. As informações coletadas foram amplamente discutidas e vários encaminhamentos foram dados.

Até os resultados saírem, o trabalho conjunto entre as esferas municipal, estadual e federal continuará para esclarecimento do surto. É importante que a população tocantinopolina saiba que todas as medidas de saúde para acolhimento das pessoas afetadas pelas intoxicações ocorreram oportunamente na UPA e no Hospital Municipal José Saboia e que agora a fase é a da elucidação do caso.

Clique na imagem para expandir