Card image cap

Prefeitura de Tocantinópolis e Secretaria de Saúde, em parceria com municípios vizinhos, realizam 465 cirurgias do Programa Catarata Zero idealizado pela senadora Kátia Abreu

18 de Novembro de 2021 | Noticias

A catarata é uma doença silenciosa, indolor e perigosa que vai gradualmente diminuindo a visão, ela é mais comum em pessoas com idade mais avançada, mas, pode ocorrer também em jovens. Ela se caracteriza pela visão embaçada e pela perda gradativa da capacidade de focar os objetos, isso pelo fato de que a catarata atinge o cristalino, estrutura do olho que funciona como uma lente e permite que se possa direcionar a visão a um ponto observando seus detalhes.

De acordo com dados da OMS, essa doença é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, só no Brasil surgem 550 mil casos de catarata todo ano. Diante de números tão assustadores, a senadora Kátia Abreu idealizou e criou o Programa Catarata Zero, que realiza atendimentos aos pacientes acometidos desse mal, com exames e a realização dos procedimentos cirúrgicos para os casos mais graves.

Nessa etapa, foram realizadas 700 consultas e 465 cirurgias que atenderam pacientes de Tocantinópolis e municípios da região. São 465 pessoas que recuperaram a visão, e com isso a autonomia e a dignidade.

Sobre a importância desse momento, a paciente MBSM de 62 anos destacou a organização que ela presenciou antes e durante todas as atividades, fez elogios aos profissionais de saúde que colaboraram diretamente na realização dos procedimentos pré e operatórios. Ressaltou que está muito contente, cumprindo a ‘dieta’ repassada e já percebe os resultados, pois, é possível enxergar os ponteiros do seu relógio, algo simples, mas, quase impossível antes da cirurgia. E sensibilizada, agradeceu a todos que fizeram com que esse momento ocorresse.

Destaca-se que essa é uma ação realizada por iniciativa da senadora Kátia Abreu e tem a Prefeitura Municipal de Tocantinópolis como parceira na realização.

Clique na imagem para expandir