Card image cap

Diretoria de Vigilância em Saúde alerta para aumento de casos de dengue em Tocantinópolis

05 de Janeiro de 2022 | Noticias
Compartilhe:

Mesmo com todo o esforço técnico e humano do poder público, ainda que se destine recursos e se estabeleça programas e ações governamentais, em algumas ações a participação da sociedade é, e sempre será, fundamental para definir o sucesso das políticas públicas e garantir o bem-estar da população. Este é o caso das várias medidas de enfrentamento contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que mais uma vez ameaça a saúde pública em Tocantinópolis disseminando a dengue.

 

Diante dos novos casos identificados em nosso município, a secretaria de saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, vem alertar a população quanto ao aumento da população do Aedes aegypti e ao consequente aumento dos casos de dengue.

 

A Diretoria de Vigilância em Saúde ressalta ainda que a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado diversas ações no combate ao mosquito (treinamento da equipe, sensibilização das unidades de saúde, adoção de novos inseticidas, visitas domiciliares pelos Agentes de Combate às Endemias, divulgação dos dados epidemiológicos, parceria com rádios, divulgação de materiais em mídias sociais etc), mas alerta que é importante que a população também se engaje no enfrentamento desta doença por meio do cuidado com suas casas e ambientes de trabalho na zona urbana.

 

Portanto:

- Evite jogar lixo em terrenos baldios;

- Não deixe recipientes destampados ao ar livre (caixas d'água, latas, garrafas, pratos de animais, vasos de plantas etc.);

- Permita a visita do Agente de Combate às Endemias e siga suas orientações;

- Verifique bebedouros, ralos e banheiros.

- Reitera-se que a população deva permanecer em alerta para o perigo da dengue (bem como outras arboviroses), e que somente unindo forças poderemos vencer essa guerra.

Clique na imagem para expandir