Card image cap

Com adaptações e cuidados, Criança Feliz promove busca ativa durante a pandemia

07/04/2021 | Noticias


Em 2021 a Prefeitura de Tocantinópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social compactuou com uma nova meta de atendimento do Programa Criança Feliz - PCF. A nova meta é atender 300 famílias em todo o município, com exceção dos territórios indígenas por conta da pandemia de COVID-19.

 

Assim, por meio do edital de convocação do processo seletivo simplificado 001/2020, foram convocados 06 novos visitadores para atender novas famílias. Após a capacitação, realização do Curso Básico do Programa Criação Feliz, os profissionais passaram a compor a equipe de referência do Programa, ao serem inseridos no sistema E-PCF antes de iniciarem as visitas domiciliares.

 

No dia 15 de março, os novos visitadores iniciaram a busca ativa para a vinculação das crianças e gestantes ao programa. A busca ativa e os atendimentos às famílias seguem as orientações da Portaria Conjunta MC n° 01/2020, garantindo aos visitadores e supervisora condições de segurança e saúde em contexto pandêmico.

 

Ao todo já foram inseridas mais de 100 famílias no programa, e que estão vinculadas ao visitador de referência territorial. No total, já são mais de 250 famílias atendidas, em situação de vulnerabilidade social, agravada pela pandemia.

 

Os esforços para manter as visitas domiciliares (via remota ou presencial) são imersos tendo em vista que os visitadores representam o elo entre as famílias e os serviços oferecidos pela rede de proteção social. Logo, a comunicação estabelecida entre a família, o cuidador e a supervisora é um instrumento fundamental para alcançar os objetivos do programa no município, que são eles: fortalecimento dos vínculos familiares e combate às violações de direitos na primeira infância.

 

“Continuamos em processo de busca ativa, adesão de novas famílias para participarem, pois investir na infância é o melhor caminho para construirmos hoje uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou a coordenadora do PCF, Jhenissa Sousa.