Brigadistas de Tocantinópolis combatem focos de incêndios no Olho D’água e Setor Rodagem

Brigadistas de Tocantinópolis combatem focos de incêndios no Olho D’água e Setor Rodagem

Nesta quinta-feira, 13, a Brigada Municipal de Tocantinópolis, com a ajuda da Brigada Indígena e o apoio da Tobasa, atuou no combate de dois focos de incêndios, sendo um no Setor Rodagem e outro no Povoado Olho D’água. A ação, que iniciou por volta do meio dia, contou com a atuação de 19 brigadistas.

“Fizemos uma megaoperação. Foram mais de seis horas de atuação no combate aos focos de incêndios, mas, graças a Deus e o esforço de toda a equipe, conseguimos apagar as chamas”, disse o brigadista, Adriano Marques.

Infelizmente, devido ao horário e à ventania, as chamas se alastraram rapidamente e consumiram grande parte da vegetação, causando não apenas danos florestais, mas também danos materiais, como a morte de animais (cavalos e vacas). Ainda não se sabe o valor do prejuízo causado pelo ato que aparenta ser de origem criminosa.

Vale destacar que, o número elevado dos focos de incêndio une o tempo seco às ações humanas, revelando o potencial de aumento durante esta estação de estiagem e de temperaturas mais elevadas. “Infelizmente o incêndio que atingiu grande área de mata e pastagem deixou prejuízos. O esforço, agora, está concentrado no monitoramento das áreas e também na conscientização da população, a fim de que não haja novos focos”, ressaltou o coordenador da Brigada Municipal, Lucivano Ribeiro.

Ele ressalta também que, o cenário, além de afetar o meio ambiente, pode causar prejuízos às redes elétricas, gerando problemas para as comunidades que dependem do abastecimento de energia nas regiões acometidas pelas queimadas. Portanto, é necessário a colaboração de todos no combate e na prevenção às queimadas.

Fonte: Ascom/PMT

WhatsApp-Image-2020-08-14-at-174036-2
WhatsApp-Image-2020-08-14-at-174036
WhatsApp-Image-2020-08-14-at-174036-1
WhatsApp-Image-2020-08-14-at-174037
WhatsApp-Image-2020-08-14-at-174037-1


Imprimir   Email