
Fonte: INPE, 2023.
ALERTA INFORMATIVO
Todos os anos, especialmente durante os meses de abril a setembro, os focos de queimadas aumentam em diversos locais de nosso país, incluindo nosso estado. A cidade de Tocantinópolis, por sua vez, está localizada num território que possui características que favorecem a proliferação do fogo nessa época do ano (ventos fortes, ausência de chuvas, vegetação em processo de seca).
Conforme se vê na imagem abaixo, a região de Tocantinópolis e das cidades vizinhas no entorno concentram focos (incluindo as maranhenses Porto Franco, Estreito, Campestre e Imperatriz).
Essas queimadas, que ocorrem em maior intensidade neste período de ausência de chuvas, lançam um pó (material particulado fino) na atmosfera que pode se tornar um problema de saúde ao provocar irritações no nariz, garganta e pulmões das pessoas, principalmente, em crianças, idosos e pessoas portadoras de doenças respiratórias e/ou processos alérgicos.
Na imagem acima, é possível visualizar o risco de queimadas na região em torno de Tocantinópolis (norte do Tocantins e sul do Maranhão), o que ajuda a explicar as fumaças e as cinzas que são transportadas pelo vento até nossa cidade diariamente.
Além das queimadas que ocorrem naturalmente devido às condições climáticas, há ainda aquelas artificiais provocadas pela ação humana (controladas ou não) em ambientes, tais como quintais, lotes, roças, pastos, canaviais, matas e florestas.
Portanto, nesse período, a SEMUS orienta à população tocantinopolina:
· Evitar a queima de materiais em casa (lixo, folhagem etc.);
· Utilizar estratégias para umidificar o ar em casa, tais como toalhas molhadas e/ou recipientes com água no quarto, aparelhos de umidificação, etc.;
· Redobrar a atenção em relação aos sintomas respiratórios ou outras ocorrências de saúde em crianças menores de 5 anos, idosos maiores de 60 anos e gestantes, buscando atendimento médico, se necessário;
· Pessoas com problemas cardíacos, respiratórios, imunológicos, entre outros devem manter medicamentos e itens prescritos pelo profissional médico disponíveis para o caso de crises agudas, buscar atendimento médico na ocorrência de crises e até mesmo avaliar a necessidade e segurança de sair temporariamente da área impactada pela sazonalidade das queimadas (se possível).
EVITE QUEIMADAS!
AO PROTEGER O MEIO AMBIENTE PROTEGEMOS TAMBÉM NOSSA SAÚDE!
Clique na imagem para expandir