Página inicial > Notícias > Tocantinópolis realiza 1ª Reunião Ampliada dos Direitos da Criança e do Adolescente

Criado: Domingo, 07 de Abril de 2019, 15h20 | Publicado: Domingo, 07 de Abril de 2019, 15h19 | Última atualização em Quinta, 11 de Abril de 2019, 18h12 | Acessos: 50
imagem sem descrição.

A Prefeitura de Tocantinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou a 1ª Reunião Ampliada dos Direitos da Criança e do Adolescente com o tema “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências". O evento aconteceu na da última sexta-feira (5), no auditório da Diretoria Regional de Ensino e contou com a participação de autoridades e sociedade civil organizada.

Com o objetivo de avaliar, debater, elaborar e propor novas diretrizes para implementação da política de criação e implementação dos Direitos da Criança e do Adolescente de Tocantinópolis, a Conferência teve como base cinco eixos: Garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; Prevenção e enfrentamento da violência; Orçamento e financiamento das políticas; Participação, Comunicação Social e Protagonismo e, Espaços de gestão e controle social das políticas públicas de crianças e adolescentes.

Na abertura do encontro Verônica Macêdo, presidente do CMDCA destacou que a reunião unificada “é um espaço amplo e democrático de reflexões, discussões e articulações coletivas em torno de propostas e estratégias que apontem diretrizes para as várias políticas setoriais envolvidas no âmbito da educação, saúde, assistência social, esporte, lazer, cultura, transporte e acessibilidade, por isso é de fundamental importância o engajamento da sociedade na busca destas discussões", relatou.

A secretaria de Assistência Social e vice-prefeita do município desejou boas vindas e sucesso na propositura das metas. “Este é o momento de colocarmos e discutirmos importantes assuntos que visam o apoio e auxílio às nossas crianças e aos nossos adolescentes. Estamos vivendo em uma sociedade muito individualista e precisamos lutar por uma sociedade mais justa e fraterna. Essa mudança começa em eventos como este. Portanto, precisamos disseminar nossos direitos e lutar pela geração que está por vir”, ressaltou Eleny Araújo.

Na ocasião, houve ainda aprovação do Regimento interno da Conferência, debates, discussão e deliberação das propostas para o plano decenal e eleição dos delegados que representarão o município na Conferência Estadual dos Diretos da Criança e do Adolescente.

Também estiveram presentes no evento os secretários Raeulan Barbosa (Educação e Cultura); Edilson Vieira (Juventude, Esporte e Lazer); Jair Aguiar (Saúde); representante da polícia militar, soldado Adriana Farias; representante da DRE, Josicléia Oliveira; a presidente do tutelar, Roseni Fernandes; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Lucionina Maria; as coordenadoras do Cras e Creas, Adriana Pereira e Patrícia Barroso, respectivamente; servidores e representantes de entidades governamentais e não-governamentais.

Fonte/Foto: Dirceu Leno / Ascom Prefeitura