Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Criança Feliz é lançado oficialmente pela Prefeitura de Tocantinópolis

Programa Criança Feliz é lançado oficialmente pela Prefeitura de Tocantinópolis

publicado: 03/08/2017 17h21 última modificação: 08/08/2017 13h27

A Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social lançou oficialmente na manhã desta quinta-feira (3), o Programa Criança Feliz (PCF). A partir de agora, o município passa a fazer parte das ações à primeira infância, promovendo visitas, orientando as famílias a respeito das questões relacionadas a proteção, ao estimulo e a garantia da saúde. De imediato, a proposta é atender 150 famílias e consequentemente melhorar a qualidade de vida das crianças e gestantes pactuadas pelo programa.

“Esse é mais um programa que irá possibilitar uma melhor promoção das políticas públicas sociais voltadas para as famílias em situações de vulnerabilidade, contribuindo para o desenvolvimento das nossas crianças e das gestantes. E para que esse programa seja um sucesso, precisamos da parceria de cada representante do Comitê Gestor, bem como da sociedade, para que possamos de alguma forma contribuir para que elas saiam dessa situação de indefensibilidade”, acrescentou a secretária de Assistência Social, Eleny Araújo.

O secretário de Saúde, Jair Aguiar ressalta que quando vemos uma criança ela nos encanta e nos traz alegria, é algo mágico. “Dentre as principais esferas parceiras deste programa está a saúde. As mães, as crianças e os idosos merecem uma atenção especial dentro de suas características e peculiaridades, quando recorrem ao serviço de saúde. Tivemos a preocupação em ter um ultrassom para que as mães fiquem tranquilas e que a gestação seja saudável e aconteça um pré-natal perfeito, porque a partir de então, é mais fácil conseguir identificar um eventual problema durante o pré-natal, e assim dar a essa criança condições de lutar e de ter uma vida saudável e digna”, pontuou.

A representante do Comitê Gestor Municipal do Programa Criança Feliz, a psicóloga, Karla Lagares explicou sobre a atuação do comitê. “O Comitê Gestor é composto por várias áreas da saúde, dos direitos humanos, educação, cultura e esporte, estes são responsáveis por acompanhar avaliar, e planejar as ações que serão executadas pelo PCF. Sempre estarão pactuados com essas diversas áreas para que o programa possa conseguir alcançar seus objetivos propostos. A primeira infância é vista como marco muito importante no desenvolvimento da criança, porque a partir da primeira infância é que a ela se desenvolve, conhece o mundo e aprende”, ressaltou.

O secretário de Administração, Finanças e Meio Ambiente, Delvani Souza durante o lançamento do PCF, aproveitou a oportunidade para parabenizar as Polícias Civil e Militar pelos bons préstimos realizados durante as festividades alusivas ao aniversário de 159 anos de Tocantinópolis, e destacou que a Prefeitura irá fazer de tudo para que este programa seja bem-sucedido e que alcance seus propósitos e objetivos.

“As policiais Civil e Militar nos concederam um policiamento de primeira qualidade e consequentemente evitou maiores problemas numa data tão importante para o município. A administração do prefeito Paulo Gomes vem dando total suporte e apoio a todos os programas que são criados pelo Governo Federal e não poderia ser exceção os programas voltados para a área de assistência social, e hoje estamos lançando mais um programa de extrema importância para nossa cidade, uma vez que as crianças devem ter uma atenção especial por parte do poder público, pelas instituições e sociedade organizada", destacou.

Programa

O programa priorizará as crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A iniciativa tem como ponto central a visitação domiciliar. Técnicos capacitados irão até as casas das famílias para mostrar aos pais a maneira adequada de estimular o desenvolvimento dos filhos, principalmente nos primeiros mil dias de vida.

O Programa irá acompanhar crianças de zero a três anos do Programa Bolsa Família (PBF) e as de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), incluindo as vítimas de microcefalia por zika vírus e as crianças afastadas do convívio familiar por medida protetiva.

A realização de visitas domiciliares, voltadas ao desenvolvimento integral das crianças, também é prevista dentre as ações. Além disso, o Criança Feliz busca a articulação desta oferta com os demais serviços socioassistenciais e as demais políticas públicas, visando ao atendimento das demandas identificadas por meio das visitas domiciliares e a integralidade na atenção às famílias.

Fonte/Fotos: Dirceu Leno / Ascom Prefeitura