Página inicial > Notícias > Secretaria de Saúde promove atividade voltada à saúde do homem em alusão ao “Novembro Azul”

Criado: Segunda, 26 de Novembro de 2018, 20h37 | Publicado: Segunda, 26 de Novembro de 2018, 20h37 | Última atualização em Sábado, 01 de Dezembro de 2018, 22h40 | Acessos: 29
imagem sem descrição.

Com o objetivo de facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços médicos, tendo ênfase o “Novembro Azul”, mês de consciência sobre prevenção do câncer de próstata e o controle do diabetes, foi realizada na manhã desta segunda (26), uma ação da Secretaria Municipal de Saúde, com foco na saúde do homem.

A atividade que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, tendo a Coordenação Municipal de Vigilância Epidemiológica como idealizadora, resultou em um dia especial de atenção e cuidados preventivos à saúde dos Agendes de Combates às Endemias (ACE).

Maria Vandecy Soares Ribeiro, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, palestrou para o público alvo, mostrando através de slides, a importância e os desafios da detecção precoce do câncer de próstata, muito comum na população masculina, além dos meios preventivos e cuidados necessários de combate à doença.

Após o diálogo, a Secretaria Municipal de Saúde ofertou serviços de averiguação de teste de glicemia (diabetes) e testes rápidos de HIV e Sífilis. O servidor público federal, Manoel Miranda, que atua como Agente de Endemias parabenizou pela a ação realizada.

“Procuro sempre manter meus exames em dia, cuidando da minha saúde. A gente tem que se cuidar para ter boa disposição e uma melhor qualidade de vida. Por isso, essas ações são fundamentais para nós homens, que na maioria das vezes não tem tempo para ir até o posto de saúde”, enfatizou Sr. Manoel.

A coordenadora, Maria Vandecy, ressaltou que esta ação é uma atividade multisetorial da Secretaria de Saúde, abordando a prevenção do câncer de próstata, mas também a saúde integral do homem, em todas as suas interfaces com o objetivo de melhorar e dar mais qualidade de vida aos homens do município, que, geralmente, não tem o habito de frequentar as Unidades de Saúde da Família.

“Essas ações mostram a necessidade de cuidar de maneira contínua da saúde do homem, com mudança de hábitos diários para uma vida mais saudável. É preciso despertar no homem o autocuidado com a saúde de forma integral, para modificar seu estilo de vida”, destacou Vandecy.

Fonte/Foto: Dirceu Leno / Ascom PMT