Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prefeitura está com inscrições abertas para o Curso de Turismo pelo Pronatec

Prefeitura está com inscrições abertas para o Curso de Turismo pelo Pronatec

publicado: 09/10/2017 08h01 última modificação: 09/10/2017 08h01

Estão abertas até o dia 22 de outubro as inscrições para o 3° lote dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Tocantinópolis é um dos municípios contemplados com a oferta de vagas para qualificação profissional, na modalidade Ensino a Distância (EAD), na área de Turismo. O objetivo do Pronatec é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos nos principais municípios do estado.

Para se inscrever os interessados deve procurar a Diretoria Municipal de Cultura e Turismo, no prédio da Prefeitura, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h30. Os documentos exigidos são cópias do RG, CPF, comprovante de escolaridade e comprovante de endereço. Menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável. Aulas tem previsão de início para o dia 30 de outubro deste ano e término dia 29 de março de 2018.

O curso é uma parceria entre Ministério do Turismo (MTur) e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), Prefeitura e Diretoria Municipal de Cultura e Turismo de Tocantinópolis. De acordo com a técnica da Gerência de Qualificação Turística da Seden, Pricylla Matos, os cursos são uma oportunidade para os moradores dos municípios terem qualificação profissional. “Nem sempre eles conseguem ter esses cursos na sua cidade, e quando têm, são cursos que possuem um alto custo, como é o caso do inglês”, destacou.

Os cursos do Pronatec são gratuitos e ao final os alunos recebem um certificado. Dentre as ofertas de cursos para o trade turístico estão: recepcionista, assistente administrativo, inglês, espanhol, dentre outros. Os alunos podem assistir às aulas nas plataformas digitais como computador, tablet e até do celular.

Os municípios selecionados estão inseridos no Programa de Regionalização do Turismo (PRT) do Ministério do Turismo para o fortalecimento do turismo como estratégia de desenvolvimento da economia local com a geração de emprego e renda, por isso a qualificação de mão-de-obra se faz importante.

Fonte: Dirceu Leno / Ascom Prefeitura com informações de Daniela Oliveira Foto: Emerson Silva