Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prefeitura e parceiros assinam termo de cooperação do Protocolo do Fogo

Notícias

Prefeitura e parceiros assinam termo de cooperação do Protocolo do Fogo

PREVENÇÃO CONTRA QUEIMADAS

publicado: 07/08/2017 20h21 última modificação: 08/08/2017 11h12

Com objetivo de antecipar ações de controle e combate às queimadas durante o período de estiagem, a Prefeitura de Tocantinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Finanças e Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins, secretarias municipais, órgãos estaduais e federais e entidades do município, assinou na manhã desta segunda-feira (7), na Escola Estadual Pe. Giuliano Moretti, a renovação do Termo de Cooperação conhecido como Protocolo do Fogo.

A solenidade de assinatura contou com a presença do secretário de Administração, Finanças e Meio Ambiente, Delvani Souza; do diretor da Diretoria Regional de Educação, Dorismar Carvalho; do gerente do PrevFogo/Ibama, Alexandre Conde; do tenente da 5ª CIPM, Reinaldo Nunes; do representante da Tosaba Bioindustrial, José Castellonou Requema Jr; do vereador e representante do Naturatins, Lamarck Pimentel; da diretora da Escola Estadual Pe. Giuliano Moretti, Zhayra Azevedo; e de representantes da comunidade em geral.

Situado numa região típica a temperaturas altíssimas, ainda é comum a ocorrência de queimadas e incêndios florestais no Tocantins nesta época do ano, sobretudo por fatores climáticos (ventos e calor) e pelo uso indiscriminado do fogo. Como forma de prevenção e combate aos incêndios florestais, a Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Administração, Finanças e Meio Ambiente, inicia os trabalhos preventivos em torno das ações de controle do uso do fogo.

O secretário Delvani Souza enfatiza que este é o meio pelo qual as instituições podem se aproximarem mais, visando discutir os problemas relativos às queimadas e buscar soluções. “É um grande desafio, mas esse é apenas o primeiro passo para que consigamos ter efeitos positivos em relação a prevenção de incêndios florestais. Temos que conscientizar nossa população a deixar essa “cultura” de tudo se resolver tocando fogo, pois as consequências destes atos são desastrosas, portanto, precisamos que a sociedade participe ativamente do Protocolo do Fogo”, destacou o secretário da Smafma.

O coordenador da Brigada Municipal, Emivaldo Aguiar ressalta que o protocolo firmado com as instituições, corresponde a um compromisso voluntário da sociedade local, bem como é um produto de diversas reuniões que tem um único objetivo o qual é debater e solucionar os problemas relacionados ao uso do fofo e seus efeitos ao ambiente e ao desenvolvimento do município.

Outro fator relevante apontado por Emivaldo Aguiar, é que o Protocolo do Fogo visa integrar à ação emergencial preventiva, por meio da participação de todos os atores envolvidos, permitindo ampla possibilidade de informação e contribuição.

O documento assinado pretende ainda reduzir a incidência de focos de incêndios no município de Tocantinópolis, por meio de compromissos e ações a serem coordenados e executados pelos diferentes setores interessados em participar e cooperar nos trabalhos de prevenção e controle dos incêndios florestais; Incentivar a substituição do uso do fogo, como instrumento de manejo do uso do solo, quando isso for possível, e priorizar ações visando à conservação ambiental.

Buscar alternativas para as atividades econômicas da região, que não utilizem o fogo e propiciem a diversificação e rendimento ao produtor, garantindo a sustentabilidade ambiental; e Contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população do município e região, bem como, com o fortalecimento e a agregação da sociedade.

Fonte/Fotos: Dirceu Leno / Ascom Prefeitura