Página inicial > Notícias > Prefeitura de Tocantinópolis não adere ao feriado municipal do 'Dia da Consciência Negra'

Criado: Sexta, 17 de Novembro de 2017, 16h41 | Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2017, 16h41 | Última atualização em Quarta, 21 de Março de 2018, 12h30 | Acessos: 121

A Prefeitura Municipal de Tocantinópolis informa que não irá aderir ao feriado municipal em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado nesta segunda-feira, dia 20 de novembro. A data marca a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, o maior ícone da história dos negros no Brasil.

De acordo com o Governo Municipal, a não adesão se dará pelo fato de que dia 20/11 acontecerá os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e obviamente, ocorrerão os pagamentos de alguns servidores, fornecedores e demais prestadores de serviços. Nesse sentido, a Prefeitura e demais órgãos afetos à repartição municipal funcionarão normalmente na segunda-feira, próxima.

Um dos motivos pela não adesão é que o feriado inviabilizaria tais demandas a serem cumpridas junto aos seus fornecedores, prestadores de serviços e servidores. Além disso, nesses últimos meses houve-se vários feriados nacionais e estaduais, que consequentemente, resultaram em pontos facultativos, razões pelas quais o Poder Executivo não seguirá a normativa municipal aprovada em 2015.

No entanto, as Escolas Municipais seguirão o calendário escolar previamente estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação.

Dia da Consciência Negra

O feriado municipal foi estabelecido pelo Projeto de Lei nº 973/2015, de 15 dezembro de 2015. O dia também entrou no calendário escolar e foi incluído o ensino sobre diversas áreas da história e cultura afro-brasileira. São abordados temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias, etc.

A data de 20 de novembro, foi escolhida em 1695, em referência ao assassinato do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi. A data traz a reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da identidade brasileira. Os povos africanos colaboraram nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos do Brasil.

Fonte/Foto: Dirceu Leno / Ascom Prefeitura