Página inicial > Notícias > Prefeito Paulo Gomes entrega tablets e anuncia pagamento de incentivo adicional aos ACS e ACE

Criado: Segunda, 05 de Novembro de 2018, 15h40 | Publicado: Segunda, 05 de Novembro de 2018, 15h39 | Última atualização em Terça, 06 de Novembro de 2018, 18h40 | Acessos: 35
imagem sem descrição.

Seguindo com uma gestão inovadora e de resultados, o prefeito Paulo Gomes, juntamente com a vice-prefeita, Eleny Araújo e o secretário de Saúde, Jair Aguiar realizou na última quinta-feira, 1º de novembro, entrega de 62 tabletes e anunciou o pagamento do incentivo adicional para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate as Endemias (ACE).

Anterior à ocasião, a Administração Municipal visando melhores condições de trabalho para estes profissionais que são o elo de ligação entre a comunidade e como complemento ao kit de trabalho, concedeu aos ACS, uniformes; mochilas; protetor solar e balanças digitais.

Nessa etapa que compreende a entrega dos equipamentos, a tecnologia vai substituir o papel e assim melhorar o processo de informação e atendimento à população. Cada equipe das unidades básicas de saúde passará por capacitação para a melhor utilização do aparelho, que conta com o aplicativo do E-SUS.

Melhorias

Yuri Paula de França responsável pela implementação dos Sistemas de Informação da Secretaria de Saúde explicou o avanço da iniciativa. “A principal mudança é que todo o colhimento de informação será feito de modo digital. Havia uma espera para inserção das informações no sistema, uma vez que, os ACS tinham que fazer o procedimento nas unidades de saúde e isso atrasava os trabalhos. Com o tablet isso não acontecerá. O agente só vai precisar editar, vai ser bem mais fácil”, detalhou.

A agente comunitária, Carla Alves de Oliveira, do Ambulatório Central, foi a primeira a testar o aparelho com o aplicativo. “Eu achei ótimo. Porque preencher as fichas e depois digitar no sistema perdíamos muito tempo e às vezes as informações eram perdidas ou não chegavam no tempo hábil para fazer a inserção, daí tínhamos que refazer tudo novamente. Agora com o tablet vai ser em tempo real, isso ajuda muito”, comentou.

O secretário de Saúde, Jair Aguiar, comenta que a ação é um grande avanço para Tocantinópolis, tendo em vista que o agente comunitário de saúde atua orientando e acompanhando famílias e grupos em seus domicílios e os encaminhando aos serviços de saúde. Por isso há a necessidade de agilidade e precisão dos dados coletados nos domicílios.

“Nós iniciamos os investimentos com a entrega de uniformes; mochilas; protetor solar e balanças digitais e, agora, passamos às mãos dos ACS, os computadores portáteis (tablets). A Administração Municipal avança e mostra que se preocupa em modernizar os serviços prestados à população. A informação vai ser mais precisa e tudo isso é pensando em oferecer mais comodidade tanto ao cidadão como para os servidores”, disse Jair Aguiar, lembrando que durante as visitas domiciliares, os ACS preenchiam as fichas à mão e ainda tinham a função de digitar no computador toda a produção do dia.

Pagamento de incentivo adicional

Um dos momentos de tamanha felicidade dos servidores foi quando o prefeito Paulo Gomes anunciou o pagamento do piso salarial e do incentivo adicional, referente ao ano de 2018. Os valores serão pagos tanto para os Agentes Comunitários de Saúde como para os Agentes Comunitários de Saúde.

Durante ocasião de entrega dos tablets, o prefeito definiu junto com os servidores como será feito o pagamento do incentivo, espécie de 14º salário. A proposta da gestão é realizar o pagamento de maneira integral, até o final deste ano.

Sobre o piso salarial dos ACS, a Prefeitura irá pagar, em 2019, conforme os repasses do Ministério da Saúde forem efetivados. Ou seja, 95% do valor é de responsabilidade do governo federal e 5% de contrapartida do município.

O prefeito se sentiu satisfeito tanto pela entrega dos equipamentos quanto pelo pagamento do incentivo aos ACS e ACE. “Temos uma gestão focada no planejamento, na inovação e na concretização de trabalhos com resultados. Somos um município referência quando se trata na realização de obras e pagamento de salários em dia. São categorias muito importantes e que merecem reconhecimento e valorização. Tenho certeza que o retorno deste investimento e a entrega desses modernos instrumentos de trabalho (tablets), será revestido num melhor atendimento para a população, pois os serviços serão aperfeiçoados e desenvolvidos com mais rapidez e precisão”, destacou o prefeito Paulo Gomes.

Fonte/Fotos: Dirceu Leno / Ascom Prefeitura