Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prefeito Paulo Gomes busca parceira com a Usina Hidrelétrica de Estreito

Notícias

Prefeito Paulo Gomes busca parceira com a Usina Hidrelétrica de Estreito

publicado: 18/01/2017 00h00 última modificação: 17/04/2017 09h42

Com o objetivo de firmar parceria para incentivar e fortalecer o turismo, meio ambiente e ações sociais, o prefeito Paulo Gomes (PSD), visitou na última terça-feira (17), a Usina Hidrelétrica de Estreito. O coordenador de Meio Ambiente, Emivaldo Aguiar acompanhou o gestor municipal durante reunião.

Na ocasião, Paulo e Emivaldo estiveram reunidos com o gerente geral do Consócio da Hidrelétrica Estreito Energia (CESTE), João Rezeck Júnior e demais representantes da UHE Estreito. A reunião teve o intuito de apresentação da nova Administração e estreitamento de laços entre as duas entidades, além disso, ficou planejado o apoio do Consórcio para algumas demandas no que diz respeito ao apoio em eventos e ações socioambientais.

Diante do exposto, o prefeito Paulo elencou diversos pontos significativos, tendo como prerrogativa, o fortalecimento e incentivo a projetos e ações nas áreas do turismo, festas juninas, temporada de praia, questões ligadas à área indígena do município, dentre outros.

Outro ponto bastante relevante para o meio ambiental, discutido na reunião, foi sobre um possível investimento para a adequação do lixão, onde fora proposto diante do ensejo, a implantação do aterro sanitário de Tocantinópolis. 2020 é o prazo final para que todos os municípios do Brasil estejam adequadamente com seus aterros sanitários concluídos e em funcionamento.

“Nosso objetivo é formar parceira com o CESTE, uma vez que a cidade de Tocantinópolis também vem sendo impactada pela Usina. E como forma de compensação desses impactos, a UHE se proponha em ajudar Tocantinópolis, atendendo projetos que venham de encontro aos anseios do município”, elencou o prefeito Paulo.

Ainda na oportunidade, foram apresentadas algumas demandas que significarão grande respaldo para o meio ambiente, tais como: Implantação do matadouro municipal; Recuperação, proteção e preservação das nascentes dos córregos e ribeirões; Construção e/ou melhoramento do viveiro de mudas de plantas da Prefeitura Municipal; Mapeamento das áreas vulneráveis e pintos de risco em situações de desastres naturais, e elaboração do Plano de Contingência de Tocantinópolis; Apoio para qualificação e estruturação da Defesa Civil e Brigada Municipal; e oferta de treinamento e cursos nas áreas acima elencadas.

Fonte: Dirceu Leno / Ascom Prefeitura