Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Praia da Santa e “Ilha de Caras” estão entre as muitas belezas de Tocantinópolis

Notícias

Praia da Santa e “Ilha de Caras” estão entre as muitas belezas de Tocantinópolis

TEMPORADA DE PRAIA

publicado: 26/07/2017 16h31 última modificação: 01/08/2017 14h20

Com a baixa do rio Tocantins neste período de veraneio, os bancos de areias surgem e os visitantes têm a opção de escolher destinos paradisíacos nas ilhas que se formam em Tocantinópolis, município situado no extremo norte do Estado na região conhecida como Bico do Papagaio. Lá, os turistas e moradores locais se dividem entre duas opções: a Praia da Santa ou a “Ilha de Caras”, conhecida popularmente por esse nome devido à alta condição financeira das pessoas que optam por acampar no local durante as férias.

Além do privilégio de contar com as muitas belezas naturais, Tocantinópolis também se prepara para os eventos que vão festejar seu aniversário. Nesta sexta-feira, 29, o município comemorará 199 anos de história e 159 anos de emancipação política e administrativa. Para celebrar a data, a gestão municipal organizou uma ampla programação que incluirá shows culturais, concursos e atividades esportivas. “Na praia da Santa temos uma média de público de 5 a 6 mil pessoas durante o final de semana. No dia 27, estamos esperando um público estimado em 30 mil pessoas para acompanhar um dos eventos de comemoração do aniversário da cidade que contará com show do cantor Léo Santana”, projetou o coordenador de Cultura do município, Celino Nunes da Silva.

Para as pessoas que querem fugir da agitação das praias, Celino Nunes conta que a cidade também oferece outros atrativos como os balneários. “Para onde você for aqui em Tocantinópolis você encontrará um desses locais para banho. As pessoas que vão até eles geralmente estão em busca de algo mais reservado e também de sossego”, explicou.

Voltando a falar sobre as praias, o coordenador de Cultura do município destacou os atrativos que os visitantes podem encontrar na praia da Santa durante a temporada. “O local tem uma estrutura muito boa de barracas, alimentação, bebidas, chuveiros, iluminação, palco de shows, internet wi-fi gratuito para os visitantes, além de contar com toda a segurança da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, dos profissionais particulares que a prefeitura contratou e das equipes de Saúde do município e do Estado”, contou Celino Nunes, lembrando ainda que durante o dia o som mecânico do palco de shows fica ligado tocando sucessos de vários estilos musicais para animar os banhistas do local.

Celino Nunes ressaltou também em sua fala a importância do apoio que a prefeitura recebeu do Executivo estadual para o fomento das praias. “O Governo do Tocantins foi fundamental para a realização desta temporada. O Estado nos ajudou muito no crescimento dessa estrutura com destinação de verbas para que a gente conseguisse fazer essa praia realmente acontecer. Esses investimentos colaboram não apenas com esse evento, mas com o desenvolvimento da nossa cidade e o crescimento da economia”, afirmou.

Atrativos

Para chegar a praia da Santa é necessário pagar o valor de R$ 3,00 (tabelado), no porto da cidade, para que um barco a motor faça a travessia. O percurso dura pouco menos de cinco minutos. Ao chegar no local, os visitantes têm a opção de ir para a área de camping e montar o seu ponto de estadia ou ficar em uma das barracas comerciais e aproveitar para se deliciar com a gastronomia regional e o calor da temporada. Quem optar por tomar banho, terá a grata surpresa de encontrar águas limpas, refrescantes e transparentes. É possível ainda alugar caiaques ou pranchas de stand up para passear pelo rio. A prática de esportes como vôlei, futebol e jogo de petecas também são recorrentes entre quem escolhe esse destino.

A turista Alena Gracia Abreu de Carvalho é servidora pública e mora em Brasília (DF). Ela aproveitou que nesta época do ano faz frio na capital do Brasil para vir passar as férias no calor tocantinense. Durante a entrevista, ela relembrou seu passado em Porto Franco (MA), cidade em que nasceu e morou durante muito tempo e que faz divisa com Tocantinópolis. “O clima aqui é maravilho nesta época do ano, as praias são lindas, o povo é super amistoso, e eu me sinto em casa porque eu nasci em Porto Franco, então estar aqui é reviver tudo o que eu tive na infância”, lembrou em clima nostálgico.

Alena avaliou também a estrutura do local e os investimentos realizados pelo Governo do Estado e pela prefeitura nesta temporada. “Achei a praia super estruturada. Eu frequento também a praia ali do meio [Ilha de Caras], na qual um amigo tem uma barraca lá. Mas eu acho aqui na praia da Santa mais animada, já que a outra possui estrutura apenas de barracas para acampamento. Aqui eu também me sinto segura para deixar os meus filhos pequenos brincarem à vontade. Só da gente vê a presença da Polícia Militar e dos Bombeiros isso nos dá uma segurança e um conforto. É muito bom para a gente que vem de fora do Estado saber que em qualquer momento que precisarmos teremos à disposição o serviço público do Tocantins”, elogiou.

Praia da Santa

A temporada na Praia da Santa teve início no dia 9 de julho e a temporada seguirá até o dia 13 de agosto. O local conta com 30 barracas, sendo 20 de bares e restaurantes e 10 de lanches com variados.

A praia tem esse nome em razão de uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes ter sido construída no centro da ilha.

Fonte: Raimunda Carvalho - Site: Cleber Toledo / Fotos: Dirceu Leno