Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Policlínica realiza atendimento especial de saúde em comemoração ao “Outubro Rosa”

Notícias

Policlínica realiza atendimento especial de saúde em comemoração ao “Outubro Rosa”

COMEMORAÇÃO

publicado: 27/10/2017 16h19 última modificação: 28/10/2017 22h28

O câncer de mama é um dos males que tem afetado grande parte da população brasileira, e a principal vítima desse mal são as mulheres. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), a cada 10 mulheres diagnosticadas no Brasil, três morrem por conta desta doença.

Visando combater esse mal que ataca a saúde feminina, a equipe da Unidade Básica de Saúde Múcio Barbosa (Policlínica), com o apoio da Prefeitura de Tocantinópolis, da Secretaria Municipal de Saúde e demais colaboradores, realizou na noite da última quinta-feira (26), atendimento especial voltado para o público feminino, em comemoração ao “Outubro Rosa”. A policial militar, sargento Cristiane, que passou por processo de quimioterapia, abriu o encontro onde relatou em depoimento sobre o momento vivido durante o período em que esteve com a doença.

Tendo como idealizadora, a enfermeira, Leidy Veridyane, a ação além de conscientizar o público alvo sobre a gravidade da doença, incentivou as pacientes da unidade sobre o autocuidado, mesmo estas tendo uma rotina agitada durante a correria do dia a dia. “Além do cuidado junto à atenção primária, a ação teve como principal objetivo conscientizar e ao mesmo tempo, de forma educativa, alcançar novos hábitos de prevenção e cuidado sobre a doença, no entanto, para que isso aconteça é necessário a realização dos exames de prevenção, onde as campanhas educativas ocupam posição de destaque, mas para alcançarem sucesso é necessário a adesão da comunidade”, afirma Leidy. 

Integrando a programação voltada à prevenção do câncer de colo de útero e de mama, a fisioterapeuta, Karina Ribas explicou os principais métodos indicados à prevenção da doença. “O autoexame é um dos meios mais simples e recomendados onde as mulheres podem detectar o nódulo. A partir de então, o acompanhamento médico é essencial para a o diagnóstico. Portanto, essas ações são importantes porque além de atrair a população, é um momento especial em que as mulheres se sentem valorizadas, pois a atenção e cuidado estão voltados especialmente para elas”, disse.

Com um ambiente totalmente decorado alusivo ao “Outubro Rosa”, as atividades desenvolvidas durante a ação incluíram coleta de preventivo, aferição de pressão arterial, atendimento odontológico, nutricional, consultas médicas e orientações voltadas à saúde da mulher. Com apoio de colaboradores, a equipe da Unidade de Saúde distribuiu lanche e realizou sorteio de produtos de beleza para as mulheres participantes do evento.

Dona Maria Aparecida ressaltou que esta foi uma das melhores ações já realizadas sobre o “Outubro Rosa”. “Sinceramente essa foi uma ação que motivou as mulheres a estarem se prevenindo, procurando atendimento e orientação médica. Toda a equipe está de parabéns por ter realizado essa ação que incluiu dentistas médicos, enfermeiros, nutricionista, agentes de saúde, técnicos de enfermagem e demais servidores da unidade”, pontou.

Fonte/Fotos: Dirceu Leno / Ascom Prefeitura