Página inicial > Notícias > Parceria entre Sesc e Prefeitura oferta exames de mamografia e citopatogia para mulheres

Criado: Segunda, 05 de Novembro de 2018, 15h59 | Publicado: Segunda, 05 de Novembro de 2018, 15h59 | Última atualização em Terça, 06 de Novembro de 2018, 19h08 | Acessos: 26
imagem sem descrição.

Como forma de combater o câncer de mama e proporcionar a prevenção, a Prefeitura de Tocantinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, firmou parceria com o Serviço Nacional do Comércio (Sesc) Tocantins, para realização de exames de mamografia e citopatogia gratuitos.

Depois dos agendamentos, cerca de 30 mulheres embarcaram na noite deste domingo (4), com destino à Capital Palmas, onde lá se submeteram aos exames realizados na unidade móvel (carreta). O projeto Sesc Saúde Mulher é ofertado da seguinte forma: mamografia digital para mulheres com idade entre 40 e 69 anos; já a unidade móvel vai realizar também o exame citopatológico, ou seja, o papanicolaou, às mulheres entre 18 e 70 anos.

Durante os procedimentos médicos, as pacientes recebem orientações através de ações educativas em Saúde, a exemplo das campanhas Outubro Rosa, que é uma campanha de conscientização das mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Consola Rodrigues Fonseca se submeteu aos exames e parabenizou pela ação desenvolvida em benefício da saúde da mulher. "Parabéns à todos os envolvidos nesse projeto, pois foi e continua sendo muito importante para nós mulheres. Como uma das participantes, amei fazer parte dessa ação maravilhosa. Agradeço à Deus e a todos da Secretaria de Saúde. Que continuem com este maravilhoso projeto", disse.

O secretário de Saúde, Jair Aguiar ressalta que o envio das pacientes à Palmas, por meio da parceria com o Sesc, é um esforço gigantesco para não deixar a população sem atendimento, tendo em vista que estes exames de prevenção são muito importantes no diagnóstico prévio de várias doenças, inclusive o tão temido câncer.

“O Estado possui muitas limitações na oferta destes exames, cabendo aos gestores buscarem alternativas para atender à população. Estamos em negociação com o Sesc para trazer, em 2019, a Carreta da Saúde da Mulher e, assim, atender as mulheres de Tocantinópolis e também de cidades vizinhas”, relatou secretário de Saúde, Jair Aguiar.

Fonte/Foto: Dirceu Leno / Ascom Prefeitura