Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Moradores do Setor Sol Nascente recebem ações do Dia Mundial de Combate a AIDS

Moradores do Setor Sol Nascente recebem ações do Dia Mundial de Combate a AIDS

PREVENÇÃO

publicado: 26/12/2017 19h33 última modificação: 02/01/2018 17h44

Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao HIV/AIDS, instituído no dia 1º de dezembro pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Prefeitura de Tocantinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Unidade Básica de Saúde Múcio Barbosa (Policlínica), com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu na última sexta-feira (22), no Setor Sol Nascente, um evento especial de encerramento à campanha de prevenção à AIDS e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s).

Além de informar os riscos que as doenças trazem e como se prevenir delas, foram realizados testes rápido, atualização da caderneta de vacinação, distribuição de preservativos masculino e feminino, panfletos, hipoclorito de sódio, cestas básicas, roupas e brinquedos. A atuação teve a participação da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

De acordo com a enfermeira, Marisa Fontinelle, a iniciativa faz parte da estratégia de prevenção do Município, que consiste em duas etapas importantes: em dezembro com a campanha de reforço das testagens, e em fevereiro, durante as comemorações do Carnaval, onde são distribuídos materiais informativos e preservativos em diversos pontos da cidade.

“A doença vem infectando milhares de pessoas, e a ideia é conscientizar toda a população sobre a gravidade da AIDS, já que, segundo dados do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, há dez anos os adultos jovens são o segmento populacional mais infectado pelo vírus HIV. E como o mês de dezembro é dedicado a intensificação do combate e prevenção da doença, ofertamos aos moradores do setor Sol Nascente, teste rápido, distribuição de materiais, encaminhamentos, informações e orientações sobre as DST's”, disse a enfermeira.

Vale destacar que a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o teste rápido, gratuitamente a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “O teste é uma ferramenta importante para detectar doenças virais como HIV, Hepatites Virais, Sífilis. O método permite que o paciente tenha um diagnóstico em até 15 minutos”, informou Marisa.

Fonte: Dirceu Leno / Ascom Prefeitura