Página inicial > Notícias > Luiz Vitor participa de Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em São Paulo

Criado: Terça, 12 de Junho de 2018, 11h06 | Publicado: Terça, 12 de Junho de 2018, 11h06 | Última atualização em Quarta, 13 de Junho de 2018, 14h23 | Acessos: 40

O aluno Luiz Vitor, do 9° ano, do Colégio Estadual Professor José Carneiro de Brito, da cidade de Tocantinópolis se classificou como delegado para a etapa Nacional da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que tem como tema: “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”.

No dia 08 de junho de 2018, foi realizada a etapa Estadual que aconteceu em Palmas. O estudante representou a Regional de Tocantinópolis com o trabalho “Reflorestamento dos afluentes localizado na antiga olaria, no qual ocorre o processo de despejo do córrego Lajinha no rio Tocantins”.

Luiz Vitor se destacou entre os 180 delegados representantes das 13 Regionais de Ensino do Estado do Tocantins. A etapa Nacional ocorrerá no dia 15 de junho na cidade de São Paulo, as delegações estaduais realizarão oficinas, atividades culturais e diálogos sobre o tema “Água”, a partir dos projetos de ação selecionados nas etapas Estaduais e Distrital.

A equipe do Colégio Estadual Professor José Carneiro de Brito parabeniza o estudante Luiz Vitor pela atuação e o bom desempenho, bem como aos membros da equipe, Maria Laís e Shesley Sá que participaram da etapa na conferência na escola e na fase municipal; as turmas 9° ano; o Curso Técnico em Controle Ambiental; a professora Moab Machado pelo acompanhamento desde a elaboração do projeto, até a organização das apresentações e, a coordenadora Emanuelle Aguiar pelo apoio e orientação em todas as etapas do projeto. E assim percebe-se que não basta sonhar, é preciso esforço e dedicação, muita luta para que os sonhos se realizem.

O que é a Conferência?

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

É uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno, em conformidade com as orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação pela Resolução CNE/CP nº 02/2012.

A Conferência é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.

A Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada por adesão espontânea das escolas do segundo segmento do Ensino Fundamental, representa um marco na política de Educação Ambiental do país.

Fonte: Equipe JCB