Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Luiz Vitor participa de Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em São Paulo
Início do conteúdo da página

Luiz Vitor participa de Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em São Paulo

Criado: Terça, 12 de Junho de 2018, 11h06 | Publicado: Terça, 12 de Junho de 2018, 11h06 | Última atualização em Quarta, 13 de Junho de 2018, 14h23 | Acessos: 40

O aluno Luiz Vitor, do 9° ano, do Colégio Estadual Professor José Carneiro de Brito, da cidade de Tocantinópolis se classificou como delegado para a etapa Nacional da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que tem como tema: “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”.

No dia 08 de junho de 2018, foi realizada a etapa Estadual que aconteceu em Palmas. O estudante representou a Regional de Tocantinópolis com o trabalho “Reflorestamento dos afluentes localizado na antiga olaria, no qual ocorre o processo de despejo do córrego Lajinha no rio Tocantins”.

Luiz Vitor se destacou entre os 180 delegados representantes das 13 Regionais de Ensino do Estado do Tocantins. A etapa Nacional ocorrerá no dia 15 de junho na cidade de São Paulo, as delegações estaduais realizarão oficinas, atividades culturais e diálogos sobre o tema “Água”, a partir dos projetos de ação selecionados nas etapas Estaduais e Distrital.

A equipe do Colégio Estadual Professor José Carneiro de Brito parabeniza o estudante Luiz Vitor pela atuação e o bom desempenho, bem como aos membros da equipe, Maria Laís e Shesley Sá que participaram da etapa na conferência na escola e na fase municipal; as turmas 9° ano; o Curso Técnico em Controle Ambiental; a professora Moab Machado pelo acompanhamento desde a elaboração do projeto, até a organização das apresentações e, a coordenadora Emanuelle Aguiar pelo apoio e orientação em todas as etapas do projeto. E assim percebe-se que não basta sonhar, é preciso esforço e dedicação, muita luta para que os sonhos se realizem.

O que é a Conferência?

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

É uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno, em conformidade com as orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação pela Resolução CNE/CP nº 02/2012.

A Conferência é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.

A Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada por adesão espontânea das escolas do segundo segmento do Ensino Fundamental, representa um marco na política de Educação Ambiental do país.

Fonte: Equipe JCB

registrado em:
Fim do conteúdo da página