Página inicial > Notícias > Eventos esportivos, missa e shows artísticos marcam aniversário de Tocantinópolis

Criado: Segunda, 30 de Julho de 2018, 18h35 | Publicado: Segunda, 30 de Julho de 2018, 18h35 | Última atualização em Quarta, 01 de Agosto de 2018, 21h39 | Acessos: 129
imagem sem descrição.

Ao celebrar no último sábado (28), 200 anos de história e 160 anos de fundação política-administrativa, a cidade de Tocantinópolis, que figura como a nona maior do Tocantins e integra a microrregião do Bico do Papagaio, comemorou em grande estilo, mais um aniversário. As comemorações aconteceram nos dias 26, 27 e 28 de julho.

Em razão desta data tão importante para os tocantinopolinos, a Prefeitura, por meio da Diretoria Municipal de Cultura e Turismo e com o apoio das secretarias municipais, promoveu uma extensa programação que contou com atividades, culturais, esportivas e religiosas, além de shows artísticos e Concurso Rainha e Princesa do Babaçu.

As festividades comemorativas ao 160º aniversário do município tiveram início na noite da quinta-feira (26), com missa em ação de graças na Igreja Matriz (Catedral). A solenidade eucarística foi realizada pelo padre José Edmar da Silva. Ao fazer uso da palavra, o prefeito Paulo Gomes destacou as conquistas que sua administração tem feito em prol da melhoria da qualidade de vida e inclusão social dos munícipes.

“Estamos investido muito a cada dia e trazendo grandes investimentos para a população. Na área social, tenho quase que certeza que estamos fazendo as maiores casas populares do Brasil, são mais 64m², isso é inovar e dar dignidade e orgulho ao nosso povo. Além disso, estamos reformando e adaptando as casas das pessoas com deficiência, são rampas, colocação de portas e construção de banheiros. Nosso governo também tem tido um olhar especial para os deficientes físicos. Demos a oportunidade aos cadeirantes de participarem da temporada de praia. Para que isso fosse possível, construímos um flutuante onde todos pudessem se divertir e apreciar as praias do nosso município. São ações simples, mas com uma visão de futuro e inclusão social”, destacou o prefeito.

Paulo também informou as novas conquistas que o município tem adquirido na Saúde e na Educação. “Compramos ambulâncias, UTI-Móvel, respirador mecânico, aparelho de ultrassom, incubadora, veículos para a atenção básica, dentre outros. A Saúde de Tocantinópolis é referência na região, pois nosso objetivo é cuidar das pessoas. Estamos investindo em todas as áreas, na Educação não é diferente. Reforma de escolas e construção de salas de aula estão sendo feitas, além de colocação de placas solares nas unidades de ensino. Em breve iremos receber dois novos ônibus adaptados com sistema de ar-condicionado, TV, rádio e internet. A cidade está conquistando mais, pois reconhecendo a história da nossa Boa Vista e sabemos onde iremos chegar. Tocantinópolis ainda tem muito a conquistar e com novos líderes e uma nova mentalidade política iremos conquistar muito mais”, explanou o prefeito.

Shows

As comemorações alusivas ao aniversário do município seguiram na sexta-feira (27), com shows artísticos no Espaço Cultural da Beira Rio, o qual fora construído no primeiro ano da gestão do prefeito Paulo Gomes. O local tem se tornado o cartão postal da cidade, que além de ser um espaço amplo, os moradores e visitantes podem apreciar uma linda paisagem com vista para o Rio Tocantins.

Antecedendo a atração principal da noite, Maikon Araújo e Jackson do Arrocha se apresentaram cantando músicas de grandes sucessos da swuingueira. À meia-noite, o prefeito Paulo Gomes acompanhado da primeira-dama, Priscila Lutiane; da vice Eleny Araújo; do senador Ataídes Oliveira; dos vereadores Joelson Farias, Osvaldo Brito e Wilson Lima; dos secretários municipais Jair Aguiar (Saúde) e Cristiane Oliveira (Educação) e do diretor de Cultura e Turismo, Celino Nunes, subiu ao palco para aplaudir a tradicional queima de fogos e festejar os 160 anos de Tocantinópolis.

Em seguida, milhares de pessoas cantaram novos e grandes sucessos do cantor baiano Márcio Vitor e Banda Psirico. Considerado como o show da noite, o Forró Dimensão Mais animou o público madrugada afora até o nascer do dia. No sábado (28), feriado municipal, a programação começou com o concurso para a escolha da Rainha e Princesa do Babaçu.

Após a seleção das candidatas, que teve como rainha Jennifer Paula Soares, 1ª princesa Pâmela Kelly Silva e 2ª princesa Verônica Marinho de Sousa, o Grupo Ousadya levou o público ao delírio ao cantar grandes sucessos consagrados do pagode. E encerrando os três dias de programação, Joan Alessandro se apresentou no palco principal com músicas da atualidade com forró estilizado e sofrência.

Esporte

Com objetivo de fortalecer e influenciar a prática esportiva e além de integrar as festividades comemorativas ao aniversário da cidade, durante todo o mês de julho a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer desenvolveu torneios em diversas nas modalidades desportivas, como por exemplo, Copa Beira Rio de Futsal, skate, futevôlei, vôlei de praia, handebol, corrida de rua e Passeio Ecológico de Caiaque.

“Ficamos muito felizes com o resultado das comemorações alusivas aos 160 anos de nossa querida cidade. Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pelas prefeituras tocantinenses nesses últimos anos, procuramos proporcionar aos tocantinopolinos momentos de alegria, diversão e civismo em comemoração ao aniversário de emancipação política de Tocantinópolis”, destacou o prefeito Paulo Gomes.

Fonte/Fotos: Dirceu Leno / Ascom Prefeitura