Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Feriado do Dia de Finados movimenta cemitérios de Tocantinópolis

Notícias

Feriado do Dia de Finados movimenta cemitérios de Tocantinópolis

HOMENAGENS

publicado: 02/11/2017 21h22 última modificação: 08/11/2017 17h14

O dia ensolarado desta quinta-feira (2), foi de muitas homenagens nos cemitérios de Tocantinópolis. Seguindo a tradição no Dia de Finados, centenas de pessoas tiraram um tempinho para prestar homenagens nos campos-santos, levar flores, acender velas e fazer orações aos entes queridos.

Limpeza

Na semana anterior ao dia dedicado aos falecidos, a Prefeitura de Tocantinópolis promoveu mutirão de limpeza nos três principais cemitérios da cidade. As equipes fizeram capina, poda de arvores, roçagem, manutenção de passarelas, recolhimento de entulhos, pintura e varrição. Os serviços visaram dar maior conforto, segurança e fluidez às famílias no momento da visita aos túmulos.

Missas

A Paroquia Nossa Senhora da Consolação preparou uma programação especial para o Dia de Finados. Celebrações eucarísticas foram realizadas nas três necrópoles. Pela manhã o Pe. Edmar Silva celebrou missa no cemitério Central. No período da tarde, tanto no cemitério do Alto Bonito como no Nossa Senhora da Consolação houve missa simultaneamente.

No Alto Bonito, o ato litúrgico fora celebrado pelo padre Miguel Duarte. Já no maior campo-santo do município, a cerimônia eucarística foi presidida pelo bispo Dom Giovane. Carregadas de flores e velas, as centenas de pessoas que prestaram tributo aos familiares e amigos, aproveitaram o momento para participar das celebrações religiosas.

Independente da interpretação religiosa, o dia de hoje é destinado a saudade. Essa palavra que estará sempre presente em nossos corações ao relembrarmos aqueles que amamos e que não estão presentes fisicamente, mas continuarão vivos eternamente em nossos corações.

Renda extra

O dia de Finados não é apenas uma data para relembrar entes queridos. Muitos vendedores enxergam no feriado uma oportunidade de renda extra. A frente do cemitério Nossa Senhora da Consolação, por exemplo, virou um ponto de comercialização para ambulantes. Com o movimento intenso, os vendedores aproveitaram a oportunidade para comercializar flores, velas, arranjos, jarros, coroas e demais enfeites fúnebres.

Fonte/Fotos: Dirceu Leno / Ascom Prefeitura