Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campanha Nacional de Multivacinação inicia nesta terça 20, em Tocantinópolis

Campanha Nacional de Multivacinação inicia nesta terça 20, em Tocantinópolis

publicado: 19/09/2016 00h00 última modificação: 17/04/2017 08h22

A Campanha Nacional de Multivacinação e atualização da caderneta de vacinação começa a partir desta terça-feira (20), em todos nos postos de saúde de Tocantinópolis. O objetivo da campanha é de promover a atualização do esquema de imunização de crianças de 0 a 5 anos de idade e para crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos incompletos. A campanha incluirá, pela primeira vez, todas as vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A vacinação segue até o dia 30 de setembro. No dia 24 (sábado), no entanto, Prefeitura juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde realizará o dia 'D' da mobilização da campanha.

A estratégia neste ano é incluir os adolescentes porque esse grupo prioritário é um dos que apresenta maior resistência a se vacinar. As doses já são normalmente disponíveis de forma gratuita no SUS, em qualquer posto. O objetivo principal da campanha é estimular que os pais levem os filhos para colocar a carteira de vacinação em dia.

De acordo com o Ministério da Saúde, não há meta estabelecida. Isso porque, o objetivo principal é a redução das doenças imunopreveníveis no país e a diminuição do abandono à vacinação.

Para crianças menores de cinco anos, estarão disponíveis a BCG, Hepatite B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, Varicela, DTP infantil, Poliomielite e Hepatite A, entre outras. E as crianças de nove anos e adolescentes de 10 a menores de 15 anos, serão protegidos contra Hepatite B, Tríplice Viral, Febre Amarela, HPV, entre outras.

Fonte/Foto: Dirceu Leno / Ascom Prefeitura com informações do MS