Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campanha de vacinação contra raiva acontece neste sábado em Tocantinópolis
Início do conteúdo da página

Campanha de vacinação contra raiva acontece neste sábado em Tocantinópolis

Criado: Segunda, 02 de Abril de 2018, 09h24 | Publicado: Segunda, 02 de Abril de 2018, 09h24 | Última atualização em Quinta, 05 de Abril de 2018, 01h27 | Acessos: 58

O Dia D da vacinação antirrábica de cães e gatos de área urbana ocorre neste sábado (7) em Tocantinópolis. A ação de imunização será realizada pela Prefeitura de Tocantinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação de Vigilância Epidemiológica.

Cerca de 11 postos, além da unidade volante vão oferecer, gratuitamente, a imunização das 8 às 17h.

A meta de imunização de cães em Tocantinópolis é de quase 3 mil animais, sendo 1.545 na zona urbana e 1.386 aplicações em animalejos da zona rural. Já a de gatos, a pretensão é imunizar cerca de 685 felinos, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

Por causa da aglomeração de bichos nos postos durante o dia – o que pode causar brigas e acidentes –, a secretaria orienta adultos a não entregarem para crianças a responsabilidade da condução de animais de raças de grande porte.

No caso de cachorros, recomenda-se levá-los presos a uma coleira e guia. Se forem agressivos, têm de estar com focinheira ou mordaça. Os gatos, se possível, devem ser colocados em uma caixa de transporte ou um saco de linhagem ou estopa.

A campanha de vacinação nas localidades da zona rural do município teve início no mês de março e seguirá até dia 19 de abril.

Confira os postos de vacinação:

Posto de Saúde Ana Vina (Vila Matilde);
Rodoviária;
Escola Paroquial Cristo Rei;
Policlínica do Alto da Boa Vista I;
Praça do Dóris;
Praça Cinira Miranda (Alto Da Boa Vista II);
Feira Osvaldo Mariano (Vila Padre Césare);
Praça das Mangueiras (Alto Bonito);
Praça Maria Joaquina (Vila Valdenor);
Ambulatório do Hospital Municipal;
Colégio Dom Orione;
Carro volante nas localidades: Vila dos Pescadores, Vilanópolis e Rodagem.

Raiva

A raiva é causada pelo lyssavírus e ataca o sistema nervoso dos mamíferos – primeiramente, o sistema nervoso periférico e, na fase mais grave da doença, o central. A transmissão se dá por meio da saliva e de secreções do animal infectado, principalmente por arranhadura ou mordedura.

Fonte: Dirceu Leno / Ascom Prefeitura de Tocantinópolis

registrado em:
Fim do conteúdo da página